Notícias




Café aumenta risco de doença periodontal em homens

20170117

Um recente estudo realizado na Coreia do Sul investigou o consumo de café entre os homens com periodontite. Os dados do estudo são derivados da pesquisa Korea National Health and Nutrition Examination Survey conduzida entre 2008 e 2010.



Foram analisados 16.730 participantes com idade igual e superior a 19 anos, incluindo idade, índice de massa corporal, cigarro, bebida, exercício, metabolismo, frequência do escovar os dentes diariamente, uso de produtos secundários na higiene bucal, check-up odontológico, entre outros.
Os pesquisadores descobriram que a idade, índice de massa corporal e circunferência abdominal eram significativamente maiores em participantes com doença periodontal, em homens e mulheres. Além disso, o consumo de café e refrigerantes era significativamente maior nos homens com doença periodontal. Em adição, as probabilidades da porcentagem de indivíduos homens com periodontite tenderam a aumentar com o consumo de café. 
A composição do café pode explicar este efeito. É documentado que a cafeína, por exemplo, tem múltiplos efeitos no metabolismo ósseo, e o consumo crônico de cafeína é um dos possíveis fatores de risco no avanço da patologia em pacientes com periodontite, os pesquisadores escreveram. Em adição, a cafeína é associada ao aumento da perda óssea e redução da regeneração óssea após a extração de dente. Uma xícara de café contém geralmente 70–100 mg de cafeína.


Desta forma, o consumo de café pode ser considerado um indicador de risco independente da doença periodontal em homens adultos. Por isso, homens podem ser beneficiados na redução do consumo de café em relação à saúde periodontal, concluíram os pesquisadores. 
Dental Tribune




(11) 3082-0306 Rua Navarro de Andrade, nº 155 - CEP 05418-020 - São Paulo, SP Facebook

© 2014 Laboratório Julio de Prótese Odontológica Ltda | CRO-SP LAB 336
Produtos de terceiros apresentados nesta página são marcas registradas de seus devidos proprietários.
Responsável técnico: Julio Yamanochi
CRO-SP TPD 1521